Não são apenas as datas comemorativas padrões que despertam intenção de compra, outras datas sazonais que tenham ligação com o seu nicho de mercado também devem ser levadas em consideração para um bom planejamento estratégico
Uma estratégia de marketing baseada em datas comemorativas específicas para o seu segmento, pode ser a chave para o crescimento das suas vendas. Pois, ao ir além das comemorações padrões do mercado, e se lembrar de datas que não tem a mesma divulgação, você estreita a relação com o seu público, mostrando que a sua empresa conhece bem o seu mercado e reconhece seus clientes.
Dando continuidade em um dos nossos artigos anteriores, separamos neste artigo algumas datas chaves do segundo quarter para ajudá-lo a alavancar suas estratégias e vendas em 2023. Vale ressaltar que, nem todas as datas que colocaremos aqui são comemoradas tradicionalmente, mas podem ter muita importância no setor de limpeza profissional. Confira abaixo:
01 de Maio - Dia do Trabalho: O Dia do Trabalho é feriado nacional no Brasil, em Portugal, Rússia, França, Espanha, Argentina, entre outras nações. Esta data representa a luta dos trabalhadores que reivindicaram por melhores condições trabalhistas. Embora não seja uma data muito associada ao consumo, é justamente porque poucos varejos exploram esse feriado para aumentar as vendas que ele pode se revelar uma grande oportunidade. Para aproveitar a data para se destacar no mercado, ganhar mais visualização para sua loja e produtos, você pode realizar sorteios especiais apenas para clientes que compraram no mês de maio. Realizar ofertas exclusivas na data ou na semana. Uma estratégia diferenciada seria abrir a sua loja na data e realizar um evento especial em homenagem aos trabalhadores.
12 de Maio - Dia Internacional da Enfermagem e do Enfermeiro, 15 de Maio - Dia Nacional do Controle das Infecções Hospitalares e 27 de Maio - Dia do Serviço de Saúde: O setor hospitalar e de saúde são alguns dos mais importantes para a limpeza profissional pois, como sempre falamos, cuidar da limpeza do ambiente é também uma forma de cuidar da saúde. A limpeza profissional tem como um de seus objetivos principais contribuir para a prevenção da proliferação de vírus e doenças. Além de reconhecer e homenagear os profissionais do setor, aproveite a data para realizar ofertas exclusivas de produtos específicos do segmento.
22 de Maio - Dia Internacional da Biodiversidade: A data criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 22 de maio de 1992 tem o intuito conscientizar a população de todo o mundo a respeito importância da diversidade biológica e preservação da biodiversidade em todos os ecossistemas. Aproveite a data para focar na sua parte institucional, mostre como a sua empresa age para preservar a biodiversidade, fale dos produtos sustentáveis, lance ações especiais na sua loja para incentivar seus clientes.
01 de Junho - Semana do Meio Ambiente; 05 de Junho – Dia Nacional da Reciclagem e Dia Mundial do Meio Ambiente: Esta semana de conscientização foi criada, no Brasil, pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981. O objetivo era complementar a celebração ao Dia do Meio Ambiente instituído pela ONU. A iniciativa visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil. Durante a Semana do Meio Ambiente proponha um desafio na empresa toda, como por exemplo, uma semana sem plástico ou uma semana sem papel. Realize campanhas de reciclagem, crie um local de coleta na sua loja e ofereça descontos exclusivos para clientes que levarem produtos para reciclar e divulgue as ações nas redes sociais. Produza conteúdos com dicas de produtos sustentáveis da sua loja.
02 de Julho – Dia do Hospital: A data foi instituída através do Decreto Nº 50.871, de 27 de junho de 1961, tem como objetivo comemorar a criação dos hospitais no Brasil. Além de homenagear a instituição e os profissionais que trabalham na área da saúde, realize campanhas exclusivas de equipamentos para hospitais, mande e-mails parabenizando clientes do setor e oferecendo descontos especiais.
16 de Julho – Dia do Comerciante: O Dia do Comerciante é destinado a homenagear todos os profissionais que trabalham na área do comércio, ou seja, na venda de produtos e serviços. Uma dica para essa data é aproveitar para valorizar seus colaboradores. Faça um post com uma foto de todos os funcionários da empresa reunidos e na legenda agradecer pela responsabilidade de cada um deles com o sucesso do negócio. Você pode inserir também um incentivo para os clientes realizarem uma compra: “Fale com seu vendedor favorito hoje! Mande um WhatsApp para nossa loja ou venha visitá-lo, estamos esperando por você!”. Uma coisa é fato, consumidores gostam de ofertas! Crie uma promoção que se relacione com a data, por exemplo ofereça 16% de descontou ou use suas expectativas de crescimento, tempo de mercado como números de descontos. Fale para os cliente a sua meta para a data é vender X% mais, por isso todos os produtos estarão com X% de desconto. Lembre-se de divulgar em todos os canais de comunicação para alcançar o maior público possível.
Gostou do nosso conteúdo? A dica é, salve para não esquecer nenhuma data e fique de olho em nosso blog e redes sociais, para acompanhar outras datas e dicas para alavancar ainda mais o seu negócio em 2023!