A contaminação cruzada é uma das causas de infecções nos mais variados ambientes.
Por lidar com diversos tipos de sujeira, equipamentos de limpeza em estabelecimentos de saúde, escritórios, restaurantes e lanchonetes, acabam sendo potenciais responsáveis por transmissão de doenças e micro-organismos. A contaminação cruzada consiste no ato de carregar vírus, bactérias, fungos e outros agentes de áreas mais contaminadas para áreas menos contaminadas.
Qual a importância de evitar a contaminação cruzada?
Ao evitar a contaminação cruzada, evitamos por consequência a proliferação de diversos tipos de doenças, tornando os ambientes mais seguros e limpos. Embora pareça ser uma prática quase impossível – manter um ambiente protegido daquilo que não se é visto a olho nu -, algumas ações simples no dia a dia são extremamente eficazes no combate a esse tipo de contaminação, como por exemplo: separar pias para lavagem das mãos de pias de lavagem e manipulação de alimentos; armazenamento de alimentos, objetos e utensílios nos locais adequados contribuem para o processo de desinfecção e evita que esse tipo de situação acabe criando até uma crise na saúde; entre outros.
Separamos abaixo algumas técnicas de limpeza que podem ser utilizadas em diversos estabelecimentos e contribuir muito nessa questão. Confira abaixo:
- Comece a limpeza do local menos contaminado para o mais contaminado: Os microorganismos são encontrados mais facilmente em ambientes com maior acúmulo de sujeira e umidade. Comece a limpeza dando preferência para locais menos sujos, e deixe locais como os banheiros por último. Assim você evita levar agentes nocivos de um lugar para o outro.
- Separe por cor os equipamentos de limpeza profissional de cada ambiente: Essa dica é extremamente importante, os itens utilizados para limpeza profissional devem sempre ser distinguidos por cores, especialmente para o banheiro, cozinha e quintal. Utilizando baldes, mops, panos e vassouras de cores diferentes ajuda a lembrar o ambiente de cada um.
- Limpe de cima pra baixo: É natural que comecemos o processo pelo que está mais ao nosso alcance. Mas ao fazer o processo inverso, a sujeira das áreas superiores será depositada no chão, sendo removidas no final da faxina;
- Utilize borrifador: O uso desse equipamento é essencial para evitar o contato direto do produto e das mãos com a superfície.
- Opte por produtos, como os esfregões Mop’s: Eles contribuem para que não exista o contato direto das mãos com a água suja do piso ou com a superfície contaminada.
- Utilize equipamentos e produtos de limpeza profissionais: O volume de pessoas e os agentes contaminantes são infinitamente maiores em ambientes com grande circulação. Por isso o uso de equipamentos corretos, produzidos para limpeza profissional são fundamentais, visto que eles possuem maior potencial de higienização e apresentam menor risco de contaminação cruzada.
Todos os equipamentos da Perfect Pro são certificados e possuem qualidade comprovada.
Acesse www.perfectpro.com.br/catalogo/ e confira hoje mesmo o nosso catálogo!